
A primeira-dama Janja da Silva ficou incomodada com o vazamento da agenda de um evento realizado na noite de quarta-feira (4), em Paris, que contou com a presença da primeira-dama da França, Brigitte Macron. Segundo apuração do jornal O Globo, assessoras de Janja e de algumas ministras iniciaram uma “caça às bruxas” para descobrir quem divulgou a informação para a imprensa.
O evento, promovido pela ApexBrasil, teve como objetivo inserir estilistas brasileiras no mercado parisiense, considerado um dos principais centros da moda mundial. Cinco criadoras nacionais apresentaram suas coleções em um jantar preparado pela chef Morena Leite, com um público seleto que incluiu Janja e Brigitte Macron.
Evento foi compartilhado apenas após vazamento
Apesar do caráter público e institucional, Janja só compartilhou o compromisso em seu perfil no Instagram na manhã de quarta-feira, após a divulgação pelo portal Metrópoles na véspera. Sua postagem mencionava o projeto “Brasil criativo por natureza” e descrevia o evento como um “encontro sobre empreendedorismo feminino promovido pela ApexBrasil“. Vale destacar que o perfil da primeira-dama é privado, acessível apenas a seguidores.
Nota oficial lamenta repercussão e valoriza o evento
A assessoria de Janja divulgou uma nota oficial criticando a repercussão midiática. Segundo o comunicado:
“A primeira-dama lamenta que um evento que enaltece a cultura e a moda brasileira, realizado no berço da moda mundial, seja resumido midiaticamente desta forma.”
A nota também reforça que Janja participou do jantar a convite da ApexBrasil, assim como Brigitte Macron. A equipe da primeira-dama considera que a divulgação de agendas como essa só engrandece o fato histórico de ver cinco marcas brasileiras, lideradas por mulheres, ganhando visibilidade em um dos cartões-postais mais famosos do mundo, criando oportunidades para novos negócios e valorizando a moda nacional.