O incidente que ocorreu no julgamento foi em 29 de novembro de 2023, no Fórum Dr. Geraldo Sobreira de Moura. No entanto, as imagens só foram divulgadas na última segunda-feira (1º). Segundo a Polícia Militar, o caso foi registrado como uma tentativa de homicídio.
As cenas a seguir podem ser vistas nas imagens:
- O atirador aparece, inicialmente, sentado, acompanhando o júri ao lado de uma mulher. Em um determinado momento, ele se levanta sozinho, anda na direção de onde o réu está e atira na direção dele.
- A mulher tenta impedir o atirador. Ela se levanta atrás dele e chega a puxá-lo pela camisa na tentativa de evitar o crime.
- O réu, quando ouve os tiros, tenta se proteger, correndo dentro do próprio espaço onde era realizado o júri.
- As pessoas que acompanhavam a sessão, que era pública, começam a correr. No vídeo, é possível ver testemunhas, advogados e o juiz tentando se proteger e correndo da sala.
- Além dos tiros, o homem dá coronhadas na cabeça do réu quando consegue se aproximar dele.
O indivíduo que disparou foi detido no ato naquele tempo e ainda permanece sob custódia preventiva. A autoridade policial confiscou dele uma arma de fogo calibre 38. O acusado, entretanto, que já aguardava o julgamento em liberdade antes de ser atingido por um tiro, continua livre.
“A vítima, o réu Francisco Cleidivaldo Mariano de Moura está vivo e solto; o júri não foi feito novamente e não foi designada nova data ainda. O atirador, identificado como Cristiano Alves Terto, está preso. A tentativa de homicídio praticada por Cristiano Alves Terto já está sendo julgada”, informou o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) em nota.