
O magnata Elon Musk mais uma vez questionou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). No começo da noite de sábado, 6, poucas horas depois de indagar por que o juiz está “impondo censura aos brasileiros”, o proprietário do Twitter/X quis entender o motivo pelo qual a Justiça Brasileira ordenou o bloqueio de contas populares no país.
“Por que você está fazendo isso, Alexandre de Moraes?”, indagou Elon Musk, referindo-se à decisão da Justiça.
O Twitter/X afirmou que teve que bloquear alguns perfis, mas não revelou a razão. “Não sabemos os motivos pelos quais essas ordens foram emitidas”, declarou a empresa em uma nota, acrescentando que não pode divulgar qual juiz ou tribunal emitiu a ordem. É notável, então, que a postagem de Elon Musk mencione diretamente Alexandre de Moraes.
Why are you doing this @alexandre? https://t.co/5VsqUPivU7
— Elon Musk (@elonmusk) April 6, 2024
A rede social anunciou que uma ordem judicial o proíbe de divulgar quais contas foram impactadas. “Somos ameaçados com multas diárias se não cumprirmos a ordem”, justificou. “Não acreditamos que tais ordens estejam de acordo com o Marco Civil da Internet ou com a Constituição Federal do Brasil e contestaremos legalmente as ordens no que for possível.”
No fim da nota, o Twitter/X afirma que “o povo brasileiro, independentemente de suas crenças políticas, tem direito à liberdade de expressão, ao devido processo legal e à transparência por parte de suas próprias autoridades”.
Elon Musk pergunta a Alexandre de Moraes: “Por que tanta censura no Brasil?”
Os usuários que entraram no Twitter/X mais cedo se depararam com uma situação incomum: Elon Musk questionou Alexandre de Moraes sobre o aumento do autoritarismo no país.
Elon Musk questionou em seu tuíte, “Por que você está determinando tanta censura no Brasil?”, em resposta à publicação de Alexandre de Moraes, que felicitava Ricardo Lewandowski por sua nomeação ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. A postagem de Moraes data de 11 de janeiro deste ano, quase três meses antes do questionamento do bilionário sul-africano.
As perguntas de Elon Musk surgem alguns dias após a revelação do “Twitter Files Brasil”, divulgados pelo jornalista americano Michael Shellenberger.
Shellenberger alerta aos usuários do Twitter/X que Moraes e o Tribunal Superior Eleitoral foram acusados de ilegalidades e de limitar a liberdade de expressão no país ao introduzir o tema.
O jornalista levantou outras alegações, como a violação de dados pessoais de usuários e a tentativa de usar políticas de moderação de conteúdo contra apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.
As informações são da Revista Oeste