
“Não podemos conviver em uma sociedade em que bilionários com domicílio no exterior tenham controle de redes sociais e se coloquem em condições de violar o Estado de Direito, descumprindo ordens judiciais e ameaçando nossas autoridades”, escreveu Jorge Messias. A “A paz social é inegociável.”
Já Orlando Silva disse que o dono do Twitter/X ultrapassou os limites. “Agora, Elon Musk sinaliza desrespeitar o Poder Judiciário”, afirmou. “Vou sugerir ao presidente da Câmara, Arthur Lira, para pautar o PL 2630 e desenvolvermos o regime de responsabilidades dessas plataformas digitais. É resposta em defesa do Brasil.”
A matéria do Financial Times não deixa dúvidas: “Brasil ameaça regular redes sociais após embate com Elon Musk”, declara o título. No decorrer da reportagem, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), é apontado como uma das figuras centrais do atual cenário de tensão política no Brasil.
O periódico lembra que o magistrado proferiu decisões contra apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e determinou o bloqueio de perfis brasileiros na rede social. Segundo o Financial Times, essas contas “provavelmente estão ligadas a movimentos de extrema direita, que encontraram terreno fértil no Twitter/X e em outras plataformas de mídia social, incluindo o Telegram”. As informações são da Revista Oeste.
