A nova versão do Sem Censura, no ar há quase 2 meses, se estabeleceu como um fracasso de audiência, mesmo considerando os baixos padrões da TV Brasil.
Rejeitada pelos telespectadores, a atração comandada por Cissa Guimarães não faz jus ao seu investimento milionário e flerta com o traço absoluto de ibope (termo usado para designar programas assistidos por menos de 7 mil domicílios na Grande São Paulo) na maioria absoluta de suas edições.
Os dados consolidados de audiência de quinta-feira, 11, na principal metrópole do país, obtidos através de fontes do mercado, exemplificam de maneira numérica a rejeição dos telespectadores ao novo formato do Sem Censura.
A TV Brasil estava experimentando um aumento gradual nos seus índices desde o “Repórter Brasil Tarde”, que registrou uma média de 0,1 ponto, apesar de ter herdado uma audiência muito baixa de seus programas anteriores. O documentário “Expedição MS”, exibido às 13h30, alcançou a mesma média de audiência do telejornal apresentado pela jornalista Luciana Barreto.
O crescimento da audiência da TV Brasil começou a partir das 14h, com o horário reservado para documentários sobre belezas naturais. A primeira exibição diária de “Brasil Visto de Cima”, um dos programas com maior audiência do canal público, registrou uma média de 0,2 ponto.
O programa “Imensidão Azul”, que aborda as deslumbrantes paisagens das Bahamas, resultou em 0,3 ponto de média para a emissora. Mais tarde, às 15h, a rede atingiu seu desempenho mais alto do dia, marcando 0,5 ponto, ao transmitir a série “Terra Brasil”, que discute a variedade presente nas várias regiões do país.
Sem Censura derrubou ibope da TV Brasil em 80% em 17 minutos
No entanto, o “Sem Censura” interrompeu a série de resultados em alta da TV Brasil. Cissa Guimarães e seus convidados afugentaram 80% dos espectadores da emissora estatal em apenas 17 minutos, fazendo a audiência cair de 0,5 ponto no último minuto do “Terra Brasil” para apenas 0,1 às 16h17.
Após mais 17 minutos, às 16h34, o programa já registrava um total desinteresse do público — uma situação que se repetiu por 61 minutos, ou seja, durante mais da metade do tempo em que o programa estava sendo transmitido. A segunda edição de “Brasil Visto de Cima”, às 18h, conseguiu resgatar a audiência da rede em apenas 2 minutos.
A matéria obteve um gráfico que evidencia o impacto negativo do Sem Censura nos números da TV Brasil. Em um período inferior a 35 minutos, Cissa Guimarães fez com que a emissora saísse de uma distante sexta posição entre os canais de TV aberta para a última colocação, sem nenhum traço de audiência. O gráfico ainda demonstra o rendimento dos últimos 10 minutos do Terra Brasil e dos primeiros 10 minutos do Brasil Visto de Cima, programas transmitidos antes e após o debate.
As informações são da Revista Oeste