
O empresário Pablo Marçal (PRTB), em uma postagem nas redes sociais, afirma que “Vim atrás dos Códigos da Segurança Pública para levar para nossa cidade de São Paulo”, enquanto ele está em viagem por El Salvador. O postulante à prefeitura de São Paulo busca marcar uma reunião com o presidente de El Salvador, Nayib Bukele. Bukele ganhou destaque por implementar uma política de “zero homicídios” em seu país da América Central, através de medidas repressivas contra gangues de criminosos.
Marçal tem a intenção de identificar os “erros e acertos” que possibilitaram a El Salvador passar de uma situação de “quadro de alta criminalidade para um dos países mais seguros do mundo”. O governo afirma que o país, com uma população de 6,3 milhões de pessoas, aproximadamente metade da capital paulista, tem mais de 600 dias sem ocorrência de assassinatos.
Bukele deu ordens para a construção de um presídio destinado a abrigar parte dos milhares de detentos, com capacidade para 40 mil pessoas, localizado na zona rural de Tecoluca, no centro do país. O “Centro de Confinamento Contra o Terrorismo” (Cecot) teve sua inauguração em janeiro de 2023.
A atitude de Bukele resultou em altos níveis de popularidade. Ele, que já foi prefeito da capital San Salvador, ganhou a presidência com 54% dos votos em 2019. Cinco anos mais tarde, foi reeleito para um segundo mandato com mais de 80% de aprovação. Bukele, um empresário da indústria publicitária, adota um discurso “antissistema”, similar ao que Marçal tenta implementar em São Paulo.
O empresário partiu para o estrangeiro ontem e planeja visitar pelo menos três países durante a sua viagem. Marçal afirma estar comprometido em “internacionalizar” a campanha para aprender sobre boas práticas de gestão.