Durante um evento em Copacabana, no Rio de Janeiro, neste domingo, 21, o ex-presidente Jair Bolsonaro prestou homenagem ao proprietário do Twitter/X, Elon Musk. Após citar o nome do empresário, Bolsonaro solicitou uma ovação ao magnata.
“Acusam o homem mais rico do mundo, que nasceu na África do Sul e naturalizou-se norte-americano, dono de uma plataforma cujo objetivo é o de o mundo ser livre”, declarou Bolsonaro. “O homem que teve a coragem de mostrar para onde a nossa democracia estava indo, o quanto de liberdade já perdemos. Peço, respeitosamente, uma salva de palmas para Elon Musk.”
Confronto de Elon Musk e Alexandre de Moraes
O evento em Copacabana aconteceu após o embate entre Musk e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Musk afirmou ser um defensor da “liberdade de expressão” e atribuiu ao sistema judiciário brasileiro, particularmente a Moraes, a acusação de “censura”.
O confronto começou após a revelação de dados do chamado “Twitter Files Brasil”, que provocou uma série de respostas dos usuários nas redes sociais.
No contexto atual, o ex-líder convocou pessoalmente aliados, governadores e legisladores para mais uma manifestação “pela democracia”, semelhante à que ocorreu em 25 de fevereiro, na Avenida Paulista, em São Paulo.
“O mundo todo toma conhecimento de o quanto está ameaçada a nossa liberdade de expressão”, diz Bolsonaro
Na semana passada, antes do evento de domingo, Bolsonaro reforçou a chamada à manifestação. Em um vídeo, Bolsonaro menciona que a “liberdade de expressão” no país está sob ameaça.
“No momento em que o mundo todo toma conhecimento de o quanto está ameaçada a nossa liberdade de expressão e do quanto estamos perto de uma ditadura, é que eu faço um apelo a você”, diz Bolsonaro.
As informações são da Revista Oeste