Alexandre Kapiche, o âncora do RJ1 da InterTV, uma afiliada da Globo no interior do Rio de Janeiro, foi dispensado na última sexta-feira, 26. Além de apresentador, Kapiche também desempenhava o papel de chefe de redação na afiliada e era bem conhecido nas redes sociais por sua posição contrária a Jair Bolsonaro. A dispensa ocorreu após uma alegação de assédio sexual contra o jornalista.
A publicação inicial da informação foi feita pelo site RLagos. O executivo e âncora estava na empresa desde 2017, inicialmente trabalhando no interior de Minas Gerais. Ele foi transferido para o Rio de Janeiro dois anos mais tarde, assumindo o papel de âncora do telejornal noturno RJ2.
A InterTV, afiliada da Globo, fez uma declaração pública após cobranças de esclarecimento por parte dos telespectadores. Confirmou a demissão de Alexandre Kapiche, mas optou por não comentar as acusações de assédio sexual contra a principal figura da empresa. “A InterTV RJ confirma o desligamento de Alexandre Kapiche, mas não comenta assuntos internos”, afirmou a empresa.
Mayara Rodrigues, mulher do jornalista e titular do mapa-tempo nos telejornais da InterTV, usou as redes sociais para defender o marido. “Eu só tenho orgulho de você, meu amor! Hoje e sempre! Você é um homem integro e todos sabem disso! Eu te amo!”, escreveu a comunicadora, que até a publicação deste texto segue como contratada da emissora.
A jornalista e apresentadora do mapa-tempo nos telejornais da InterTV, Mayara Rodrigues, esposa do também jornalista, expressou seu apoio ao marido através das redes sociais. Mesmo ainda sendo funcionária da emissora até a data atual, ela afirmou: “Eu só tenho orgulho de você, meu amor! Hoje e sempre! Você é um homem integro e todos sabem disso! Eu te amo!”
Alexandre Kapiche, famoso nas redes sociais, já tinha contribuído com reportagens e transmissões ao vivo para vários programas nacionais da Globo, incluindo Mais Você, Jornal Hoje, Encontro com Patrícia Poeta e até mesmo o Jornal Nacional. Ele se destacou há 3 anos, ao adotar uma abordagem opinativa como apresentador da versão regional do telejornal RJ2.
No ano de 2021, o apresentador instruiu os espectadores sobre a maneira de votar para expulsar Karol Conká do BBB por meio do telão do telejornal. Ele disse: “Vai aparecer aqui para clicar no ‘sou humano’, agora sim, votação feita. Se é pra tombar, tombamos. Tchau, tchau pessoal”. A palavra “tombar” foi usada como referência à canção Tombei, um dos maiores sucessos da cantora.
Alguns meses após, Kapiche voltou a ganhar destaque em todo o país devido à sua postura contrária a Jair Bolsonaro. Em 11 de março daquele ano, os espectadores do RJ2 se depararam com um editorial que fazia um apanhado das declarações do político em discursos nacionais e em eventos públicos desde o começo da pandemia. O apresentador do telejornal, que também exercia a função de editor-chefe, afirmou categoricamente que o então Presidente da República era “negacionista” e “genocida”.
As informações são da Revista Oeste