A partir do começo das intensas precipitações na última semana, foi registrado o óbito de 85 indivíduos. Segundo informações do governo do estado, existem 134 pessoas desaparecidas e 339 feridos, além de um número superior a 200 mil indivíduos desabrigados.
O deputado Van Hattem sugeriu a interrupção dos impostos PIS/PASEP, COFINS e IPI por um período de dois anos, além de um crédito extraordinário por meio de medida provisória. Ele também propôs recursos para as indústrias de eventos e turismo, dedução do Imposto de Renda e isenção de habilitação para navegação em áreas alagadas. Este último Projeto de Lei teve a coautoria do deputado Gilson Marques (Novo-SC).
Estado de calamidade no Rio Grande do Sul
Segundo o governo estadual, que declarou estado de calamidade pública, 385 dos 497 municípios do Estado reportaram algum tipo de problema decorrente do temporal, afetando aproximadamente 1,178 milhão de pessoas.
O estado volta a estar em alerta devido à previsão de chuva para a metade da semana em áreas já afetadas por temporais. As informações são da Revista Oeste