NotíciasSaúde

Sistema de transplante de cabeça poderá ser disponibilizado em alguns anos, prevê empresa

Tecnologia baseada em robótica avançada e inteligência artificial é esperança aos pacientes que sofrem de doenças intratáveis neurodegenerativas

A BrainBridge, uma startup de neurociência e engenharia biomédica, recentemente revelou que, em oito anos, poderemos dispor de um sistema seguro para transferir a cabeça de um paciente saudável para o corpo de um doador saudável com morte cerebral.

O método, que incorpora robótica avançada e inteligência artificial de última geração, pode ser a esperança para indivíduos que batalham contra enfermidades incuráveis, como o câncer de quarto estágio, e doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson. De acordo com a BrainBridge, o sistema também possibilitaria a preservação da consciência, memórias e competências cognitivas do paciente.

Uma alternativa de aplicação dessa tecnologia poderia ser a execução de transplantes de rosto e couro cabeludo.

“Todo o procedimento é guiado por imagens de nível molecular em tempo real e algoritmos de IA para facilitar a reconexão precisa da medula espinhal, nervos e veias de sangue”, afirma a startup, conforme reportado pelo tabloide britânico Daily Star.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo