A BrainBridge, uma startup de neurociência e engenharia biomédica, recentemente revelou que, em oito anos, poderemos dispor de um sistema seguro para transferir a cabeça de um paciente saudável para o corpo de um doador saudável com morte cerebral.
O método, que incorpora robótica avançada e inteligência artificial de última geração, pode ser a esperança para indivíduos que batalham contra enfermidades incuráveis, como o câncer de quarto estágio, e doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson. De acordo com a BrainBridge, o sistema também possibilitaria a preservação da consciência, memórias e competências cognitivas do paciente.
Uma alternativa de aplicação dessa tecnologia poderia ser a execução de transplantes de rosto e couro cabeludo.
“Todo o procedimento é guiado por imagens de nível molecular em tempo real e algoritmos de IA para facilitar a reconexão precisa da medula espinhal, nervos e veias de sangue”, afirma a startup, conforme reportado pelo tabloide britânico Daily Star.
BrainBridge
This is a presentation video of a potential future medical robot and surgical procedure that will transplant entire heads using AI and robotics.
We only need to grow human bodies, and keep transplanting our heads to new younger clones. pic.twitter.com/sddH3N2ljk
— Linus ●ᴗ● Ekenstam (@LinusEkenstam) May 22, 2024