BlogCampo GrandeNotícias

Dia de Santo Antônio: saiba onde 13 de junho é feriado

Dia de Santo Antônio, celebrado em 13 de junho, representa uma ocasião de grande significado para os católicos, especialmente em regiões com forte tradição cristã.
Quem foi Santo Antônio? 
Nascido em Portugal, Fernando Martins de Bulhões e Taveira de Azevedo foi canonizado no século XIII. Contudo, os milagres que levaram à sua santificação não estão diretamente associados ao título que ele gradualmente conquistou ao longo dos anos: o de “casamenteiro”.
Por que Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro?
Essa reputação foi construída ao longo do tempo, baseada em histórias transmitidas de geração em geração. Por exemplo, durante sua vida, ele supostamente auxiliou uma jovem a obter os fundos necessários para pagar seu dote e contrair matrimônio.
Outra história relata uma jovem que, após muitas súplicas por um casamento sem resposta, jogou a imagem de Santo Antônio pela janela. Um homem que passava pelo local a recuperou e a devolveu à dona, por quem acabou se apaixonando.
O Dia de Santo Antônio é feriado?
No Dia de Santo Antônio, é comum não apenas a celebração de casamentos, mas também a prática de simpatias por parte dos solteiros em busca do amor.
A importância da data, contudo, não lhe torna, obrigatoriamente, um feriado. Na maior parte das cidades brasileiras, inclusive, o dia é tratado como outro qualquer.
Existem, contudo, alguns locais onde o Dia de Santo Antônio é feriado. Em Pernambuco, alguns exemplos são Cabo de Santo Agostinho, Garanhuns, Primavera, Salgueiro, Tracunhaém, Lajedo, Carnaíba e Cachoeirinha, todos municípios dos quais o santo é padroeiro.
No resto do Brasil, são exemplos Juiz de Fora, em Minas Gerais, Campo Grande, no Mato Grosso do Sul que é o padroiro da capital, Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, Barbalha, no Ceará, e Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.
Próximos feriados nacionais
O próximo feriado nacional é o Dia da Independência do Brasil, em 7 de setembro. Neste ano, a data cairá em 2024, em um sábado.
Em seguida, estão o Dia de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro, Dia de Finados, em 2 de novembro, Dia da Proclamação da República, em 15 de novembro, Dia de Zumbi e da Consciência Negra, em 20 de novembro, e o Natal, em 25 de dezembro.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo