NotíciasPolítica

Influenciadora esquerdista revela esquema de ‘disseminação de fake news’ contra opositores nas eleições de 2022

Denise Tremura acusa apoiadores de Lula de espalhar fake news sobre Bolsonaro para distrair a direita

Na sala de voz do Spaces, no Twitter/X, a influenciadora digital Denise Tremura confessou que, no decorrer das eleições de 2022, a esquerda organizou um esquema de “disseminação de fake news” contra adversários do candidato da época, Luiz Inácio Lula da Silva. A afirmação foi proferida na noite de segunda-feira, dia 10.

O portal independente The Incorrupt divulgou um vídeo onde Denise afirma que Lula deve “meter um Janones” na Secretaria de Comunicação Social, com a finalidade de orientar os debates da esquerda, à semelhança do que acontecia no segundo turno da eleição.

De acordo com a influenciadora, o deputado federal André Janones (Avante-MG) foi o responsável por “comandar a campanha inteira” de Lula. Ela assegura que, naquele tempo, era suficiente visitar o perfil de Janones para entender o que deveria ser comunicado aos seus seguidores.

Denise ainda compartilhou que a esquerda disseminava notícias falsas a respeito do presidente daquele tempo, Jair Bolsonaro (PL), com a intenção de fazer a direita “perdesse tempo” refutando os boatos em vez de discutir sobre Lula. Ela tentou explicar essa tática, declarando que as “informações” compartilhadas sobre Bolsonaro “não eram necessariamente falsas”.

“Era o Janones que estava pautando”, afirmou, durante o Spaces. “Aí, os bolsonaristas não tinham tempo de espalhar fake news, porque eles estavam ocupados desmentindo as nossas fake news. É isso que tem que acontecer.”

Ela está convencida de que, se não fosse por Janones direcionando o discurso da esquerda durante as eleições, as alegadas “falas problemáticas” de Bolsonaro não teriam tido tanta projeção. Denise também afirmou que era simples se envolver nessas ações, uma vez que “havia um incentivo e alguém no comando”.

Quem é a influenciadora de esquerda que admitiu participar do esquema de fake news?

Denise Tremura, uma influenciadora e ex-colunista do UOL, ganhou notoriedade no Twitter/X através de campanhas de “segue de volta” associadas ao seu nome. Ela promovia essas hashtags em dias de menor atividade na plataforma, possibilitando que os usuários aumentassem seus seguidores e promovessem seus perfis ao mesmo tempo.

Durante as eleições de 2022, Denise contribuiu para a criação de várias tags contra Bolsonaro. A mais notória sugeria que o ex-presidente era um “pervertido e pedófilo”. Essa pauta até chegou a ser divulgada pelo perfil de fofocas Choquei, pertencente à Mynd8.

Denise Tremura, que faz parte do coletivo Militância Raiz, e Thiago dos Reis, o influenciador petista que lucrou com notícias falsas sobre Bolsonaro, fazem parte de uma iniciativa que “vai mudar o país”.

No seu site, o Militância Raiz declara que adotar a iniciativa é um meio de “organizar a esquerda para o enfrentamento geopolítico via redes sociais”. Os registrados são encaminhados para grupos de WhatsApp conforme seu estado e DDD, para receberem “informativos” em tempo real.

Na noite da quarta-feira, senadores da oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) protocolaram pedidos na Justiça para responsabilizar o influenciador digital Thiago dos Reis, apontado como um dos membros do “gabinete da ousadia”.

As informações são da Revista Oeste

 

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo