De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), isso ocorre devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que inibe a formação de nuvens e chuvas e favorece o tempo quente e seco. Além disso, as condições meteorológicas previstas tornam o ambiente propício para a ocorrência de incêndios florestais. A orientação é que a população não coloque fogo em nenhuma situação.
Os termômetros em Campo Grande marcam 20°C inicialmente e chegam aos 31°C ao longo do dia. Dourados amanhece com 17°C e tem 32°C à tarde. Nas regiões Sul-fronteira e leste, Ponta Porã e Anaurilândia têm mínimas de 20°C e máximas de 28°C e 32°C, respectivamente.
Na região do Bolsão, a mínima em Paranaíba é de 17°C e a máxima de 31°C, já Três Lagoas apresenta variação entre 19°C e 32°C. Coxim, no Norte, registra 15°C pela manhã e atinge 34°C nos horários mais quentes do dia.
No Pantanal, Aquidauana e Corumbá marcam máximas semelhantes de 33°C, com mínimas respectivas de 19°C e 24°C. Em Porto Murtinho, na região sudoeste, as temperaturas iniciam aos 24°C e sobem até 33°C.
Heloisa Duim, Programa de Estágio Supervisionado
Foto: Álvaro Rezende