NotíciasPolítica

Moraes solicita parecer da PGR sobre viagem de Bolsonaro para posse de Trump

Ministro do STF solicita parecer da PGR sobre viagem de Bolsonaro aos EUA para posse de Trump

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), requisitou à Procuradoria-Geral da República (PGR) um parecer sobre o pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro para viajar aos Estados Unidos. Bolsonaro deseja participar da posse de Donald Trump, marcada para o dia 20 de janeiro em Washington.

Passaporte Retido e Investigações

Bolsonaro está com o passaporte retido desde fevereiro de 2024, em meio a investigações conduzidas pela Polícia Federal sobre sua possível ligação com um suposto plano de tentativa de golpe de Estado.

A solicitação para a viagem foi apresentada por seus advogados na semana passada. Contudo, Moraes apontou irregularidades no pedido, destacando que a solicitação partiu de um endereço de e-mail não identificado e sem informações detalhadas sobre o evento, como horários ou programação.

Convite para o Evento

A defesa de Bolsonaro alegou que o convite foi enviado por e-mail do endereço [email protected], supostamente ligado ao Trump Vance Inaugural Committee, Inc., com menções ao site oficial do comitê em quatro ocasiões. Como prova, os advogados apresentaram um e-mail datado de 8 de janeiro de 2025, enviado ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Os defensores argumentam que esse documento é suficiente para justificar a devolução do passaporte do ex-presidente, que seria necessário para a viagem.

Nas redes sociais, Bolsonaro afirmou estar “muito honrado” com o convite e classificou a posse de Trump como um “evento histórico de grande relevância”. Ele também reforçou que já solicitou diversas vezes ao STF a devolução de seu passaporte, mas teve os pedidos negados.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo