Com o tema ‘Inteligência Artificial – o mundo em transformação’, foram ofertadas 100 vagas para o encontro, que é exclusivo para magistrados de Mato Grosso do Sul e tem duração de dois dias.
O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, que esteve representando o Governo do Estado, destacou que o evento reúne mentes brilhantes do sistema judiciário. Reforçou ainda as parcerias entre a gestão estadual e a Corte.
“O governo tem estabelecido grandes parcerias com o Judiciário para otimizar Políticas Públicas, proteger crianças e adolescentes e aprimorar o sistema de trânsito. Esses acordos refletem a cooperação interinstitucional em prol de um Mato Grosso do Sul mais justo e desenvolvido para todos”, declarou.
Conforme o presidente do TJMS, desembargador Sérgio Fernandes Martins, os esforços que o Tribunal tem feito para trazer melhorias ao setor de tecnologia tem sido fundamental para o aprimoramento da carreira.
“Investimos, quando fizemos o orçamento no ano passado para este ano, 85 milhões na Tecnologia da Informação e foi o setor que mais recebeu investimentos na nossa gestão. E anteontem nós aprovamos um plano que será submetido, obviamente, aos órgãos deliberativos do Tribunal, de valorização aos profissionais da tecnologia da informação e é, inclusive, uma orientação do próprio CNJ”.
Já a presidente da Amamsul, Mariel Cavalin dos Santos, destacou as mudanças sociais trazidas pela tecnologia no período da pandemia que se refletem no momento atual.
“O curso atual é o resgate e a possibilidade de humanização das relações que ficaram distantes em face da recente pandemia, a qual nos obrigou o afastamento físico por um significativo período. Porém, a tecnologia que resulta o tema central deste evento, inteligência artificial, trouxe um paradoxo à contemporaneidade. Nos momentos de distanciamento obrigatório, ela nos aproximou, virtualmente, transformando os costumes e a forma de convívio”.
A primeira apresentação do Encontro foi realizada pelo desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Até o final do curso, ministram palestras ainda os desembargadores Régis Fernandes de Oliveira, Luciano Vieira de Araújo, juíza Eunice Maria Batista Prado, Luzia de Souza Patusco e Jayme Martins de Oliveira Neto (conselheiro do CNMP), além de desembargadores do TJMS.
Segundo o TJMS, Mato Grosso do Sul conta com 55 comarcas instaladas, 37 Desembargadores e 182 Juízes de Direito e Juízes Substitutos.
Título – Na ocasião, também foi realizada a entrega do Título de Cidadão Sul-mato-grossense ao Presidente da AMAMSUL e Conselheiro do CNJ José Rotondano. A condecoração é uma medalha de lapela, em que está cunhada a imagem do Palácio Guaicurus, sede do Poder Legislativo, firmada com uma fita com as cores da bandeira do Estado: azul, branco e verde e acompanhada por um diploma. A homenagem ocorre uma vez ao ano desde que foi instituída pela Resolução nº 02, de 28 de agosto de 1.985.
Diana Gaúna, Comunicação Vice-governadoria
*com assessoria do TJMS
Fotos: Lucas Cavalheiro