NotíciasPolítica

Ciro Gomes diz que “Janjismo” prejudica governo Lula e prevê derrota em 2026

Ciro Gomes critica influência de primeira-dama na gestão de Lula em entrevista

Ciro Gomes (PDT), que concorreu à Presidência da República nas eleições de 2022, novamente disparou críticas ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Durante uma entrevista ao canal My News no YouTube, Ciro foi franco ao discutir o que ele denomina de “janjismo”, aludindo ao impacto da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, mais conhecida como Janja, na administração presidencial.

Ciro disse que  “janjismo” atrapalha a popularidade do governo Lula. “Pelo movimento da economia, a população vai votar contra o governo. E, pela guerra cultural, o ‘janjismo’, o governo vai perder a eleição. Não vai perder em 2026, vamos acompanhar já as eleições municipais nas capitais brasileiras, que são uma pista nos grandes centros”, disse Ciro.

Na entrevista, o antigo ministro da Integração Nacional durante o primeiro mandato de Lula (2003-2006) salientou a segurança pública como uma das maiores inquietações do Brasil no momento. Ele reprovou a ineficácia da esquerda brasileira em responder ao desafio imposto pela criminalidade.

“Os ricos, protegidos por segurança privada, desconhecem o que acontece nas periferias controladas por facções criminosas. É uma questão complexa, de longa data, que precisa ser urgentemente enfrentada”, argumentou.

Além das críticas ao governo Lula, Ciro elogiou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), descrevendo-o como “um bom administrador”. Por outro lado, não poupou críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), classificando-o como despreparado e desqualificado.

“Bolsonaro não conseguiu nem mesmo gerenciar uma pandemia, falhando no básico”, disse Ciro, acrescentando que Bolsonaro foi contra a vacinação e manipulou seu cartão de vacinação.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo