Trump dispara nas pesquisas após fracasso de Biden em debate
O resultado da pesquisa reflete uma preocupação crescente entre os eleitores com a idade de Biden, de 81 anos
Por: Pablo Carvalho
Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos e candidato republicano, disparou na frente do atual presidente, Joe Biden, após o fracasso de seu oponente em debate. Uma nova sondagem do Wall Street Journal revela que Trump tem 48% das intenções de voto, contra 42% de Biden, marcando a maior distância entre eles desde o final de 2021. Essa pesquisa foi realizada entre os dias 29 de junho e 2 de julho, entrevistando 1.500 eleitores registrados, com uma margem de erro de 2,5 pontos percentuais.
O resultado da pesquisa reflete uma preocupação crescente entre os eleitores com a idade de Biden, de 81 anos. Cerca de 80% dos entrevistados acreditam que ele está velho demais para concorrer a um segundo mandato. Esse percentual aumentou em sete pontos desde fevereiro, quando o Wall Street Journal fez a mesma pergunta.
O debate recente parece ter intensificado essas preocupações, deixando os colegas democratas de Biden em alerta sobre o possível declínio cognitivo do presidente e as perspectivas eleitorais do partido. O levantamento começou a entrevistar eleitores apenas dois dias após o debate, capturando um momento de pânico entre os apoiadores de Biden.
Com esses dados, um número crescente de democratas começa a sugerir que Biden desista de concorrer novamente, abrindo espaço para novos candidatos dentro do partido. Enquanto isso, Trump continua a capitalizar a insatisfação dos eleitores, ampliando sua liderança nas pesquisas.