
Partido de Lula foi o segundo maior anunciante nas redes da Meta entre junho e julho, impulsionando taxação de bilionários e críticas ao ex-presidente dos EUA
O Partido dos Trabalhadores (PT) investiu ao menos R$ 330 mil em campanhas digitais no Facebook e Instagram entre junho e julho deste ano, com foco na defesa da taxação de “super-ricos” e críticas ao ex-presidente Donald Trump, segundo revelou reportagem de O Globo nesta quarta-feira (16).
No período entre 13 de junho e 12 de julho, a legenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva figurou como segundo maior anunciante nas redes da Meta, com gastos totais estimados em R$ 428 mil, ficando atrás apenas do próprio governo federal.
Estratégia digital e uso de IA
Os anúncios integram uma ofensiva digital do PT que busca ampliar o apoio popular à chamada “taxação BBB” — sigla usada internamente no partido para se referir a bilionários, bancos e apostas (bets). As peças publicitárias utilizam imagens criadas por inteligência artificial e destacam benefícios da nova política tributária proposta pelo governo Lula.
Um dos principais anúncios da campanha, impulsionado com valor entre R$ 90 mil e R$ 100 mil, afirma que a taxação de 140 mil super-ricos e plataformas de apostas online permitiria que 25 milhões de brasileiros fossem isentos do Imposto de Renda.
Alvos: Trump, Bolsonaro e Nikolas Ferreira
Além dos ataques a Trump, os anúncios também miraram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). O PT veiculou materiais respondendo a críticas feitas por Nikolas sobre o escândalo do INSS, com um dos vídeos recebendo investimento de até R$ 10 mil.
Outro conteúdo, com valor de até R$ 75 mil, trouxe Lula anunciando o projeto que isenta do IR quem recebe até R$ 5 mil, enfatizando a pauta social da atual administração.
Disputa interna e liderança de Edinho Silva
Parte dos recursos também foi destinada à eleição interna do partido, vencida por Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara (SP), no dia 7 de julho. Esses anúncios, no entanto, representaram uma fração menor dos investimentos — menos de R$ 40 mil, segundo dados da própria Meta.
PT não se pronunciou
Apesar de procurado pela reportagem de O Globo, o PT não respondeu às solicitações até o fechamento da matéria.