InternacionalNotícias

Apagão global de tecnologia afeta voos, bancos e serviço de emergência; o que se sabe até agora

Voos não estão decolando em alguns países. Também houve problemas com televisões, linhas de trem e bolsas de valores.

Nesta sexta-feira (19/7), “bancos, televisões e companhias aéreas” estão enfrentando um apagão tecnológico global.

Existem registros de várias operações interrompidas em várias partes do globo.

Decolagens no aeroporto de Sydney, na Austrália, foram impossibilitadas. As empresas aéreas americanas Delta e United Airlines também interromperam todos os seus voos.

No Reino Unido, ocorreu uma interrupção na bolsa de valores de Londres, as linhas ferroviárias também foram suspensas e vários aeroportos estão relatando atrasos.

A Sky News, um canal de televisão, não está sendo transmitida. Da mesma forma, a CBBC, um canal para crianças e adolescentes da BBC, também não está disponível.

A autoridade australiana de segurança cibernética disse que o problema é um “apagão técnico de grande escala”.

A polícia no Estado americano do Alasca noticiou um apagão nas linhas de telefone de emergência. No Facebook, a polícia disse que “muitos call centers de emergência e de 911 [o número de emergência nos EUA] não estão funcionando devidamente no Estado do Alasca”.

O que causou o apagão global?

Em meio à crise, informações do setor indicam que a Crowdstrike, uma companhia de segurança cibernética que produz “software antivírus”, liberou uma atualização de software que falhou e está bloqueando aparelhos Windows, conforme relatado por Zoe Kleinman, editora de tecnologia da BBC.

Kleinman ressalta que ainda não é definitivo se as duas questões estão interligadas ou “se é uma tempestade perfeita de duas grandes coisas acontecendo simultaneamente”.

A Crowdstrike foi procurada pela BBC, contudo, até o momento da publicação desta reportagem, não havia dado resposta.

Nesta sexta-feira pela manhã, a American Airlines, reconhecida como a maior companhia aérea do mundo em termos de número de passageiros, informou à BBC que nenhuma aeronave tem permissão para decolar e que está mantendo contato com todos os voos que estão no ar no momento.

A empresa declarou que as dificuldades de TI são resultado de um “problema técnico com o Crowdstrike que está afetando várias operadoras”. Informou ainda que está em colaboração com a companhia de segurança de TI a fim de solucionar a questão o mais brevemente possível.

Hospitais e postos de saúde

O apagão também afetou hospitais e clínicas pela Europa.

No Reino Unido, diversos centros de saúde estão limitando seus atendimentos apenas a casos emergenciais, devido à dificuldade de acessar os registros médicos dos pacientes através do sistema online.

Também há relatos de dificuldades para agendar consultas.

Dois hospitais localizados no norte da Alemanha, especificamente nas cidades de Luebeck e Kiel, anunciaram o cancelamento de cirurgias eletivas programadas para a sexta-feira (19/07).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo