
A Polícia Federal de São Sebastião (SP), local do incidente, expediu o mandado de intimação em junho do ano passado. Uma investigação foi iniciada com base em um vídeo que apresenta um indivíduo, inicialmente identificado como Bolsonaro, se aproximando do animal enquanto comanda uma moto náutica.
A Polícia deseja conhecer o depoimento de Wajngarten sobre o incidente, uma vez que ele acompanhava o ex-presidente no momento. Bolsonaro e Wajngarten comentam investigação relacionada à baleia avistada por eles
Bolsonaro chegou a ironizar o procedimento quando o inquérito foi aberto, em novembro de 2023.
“Todo dia tem uma maldade em cima de mim, a de ontem foi que estou perseguindo baleias”, observou o ex-presidente. “A única baleia que não gosta de mim lá na Esplanada é aquela que está no ministério. É aquela que diz que eu queria dar o golpe agora no dia 8 de janeiro de 2023.”