BrasilNotícias

Caos nas Bolsas Asiáticas: Recessão nos EUA gera pânico no mercado mundial

Receios de uma Recessão: Investidores Questionam a Demora do Federal Reserve em Cortar Juros

Nesta segunda-feira, 5, (noite de domingo, 4, no Brasil), as principais “Bolsas de Valores” da Ásia estão apresentando uma forte queda devido ao crescimento dos medos de uma potencial recessão nos Estados Unidos.

Até agora, a “Bolsa de Valores de Tóquio”, no Japão, é a mais prejudicada, com os índices “Nikkei 225” e “Topix” registrando queda de até 7% em negociações instáveis.O declínio desta segunda-feira é uma continuação de outra grande queda que ocorreu na última sexta-feira, 2, onde o “Nikkei 225” e o “Topix” sofreram quedas superiores a 5% e 6%, respectivamente.

A partir do dia 11 de julho, houve uma queda de aproximadamente 20% no valor dos principais índices dos mercados financeiros japoneses.

O Taiex, índice de referência de Taiwan, sofre uma queda de quase 8%, enquanto o S&P/ASX 200 australiano perde 2,84% de seu valor de mercado.

A moeda japonesa, o iene, também sofreu nova valorização em relação ao dólar.

A queda intensa observada no mercado asiático provavelmente se estenderá para os mercados financeiros da Europa e dos EUA, que devem iniciar suas operações nas próximas horas.

Os futuros títulos das Bolsas de Valores de Nova York já estão enfrentando um alto nível de estresse, com o “S&P 500” apresentando queda de mais de 1,42%, o “Dow Jones” com -0,79% e o “Nasdaq” com -2,38%.

 

Preocupações sobre potencial recessão americana provocam queda nas Bolsas de Valores

 

Os investidores estão se preparando para uma nova onda de volatilidade, temendo que o Federal Reserve (Fed), o  dos EUA, possa ter sido demasiado lento na resposta aos indicativos de que a economia americana está perdendo força e que possa ser obrigado a reduzir as taxas de juros.

A divulgação de dados desfavoráveis sobre o emprego nos EUA na sexta-feira intensificou a pressão sobre um mercado já impactado pela fuga de investidores de ações de tecnologia, vistas como excessivamente caras.

A última semana registrou uma queda significativa no índice Nasdaq, que congrega as maiores empresas de tecnologia dos EUA, enquanto os títulos do Tesouro dos EUA se fortaleceram.

No sábado, foi revelado que a Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, considerado o maior investidor do mundo, cortou sua participação na Apple pela metade no segundo trimestre. Ao mesmo tempo, a empresa aumentou sua reserva de dinheiro para um valor recorde de US$ 277 bilhões e adquiriu títulos do Tesouro dos Estados Unidos.

Uma grande correção e movimento de redução de risco realizada por fundos de investimento globais é outra explicação para essa queda nos mercados acionários japoneses.

Nesta segunda, a S&P Global, uma casa de rating, anunciará dados de atividade do setor de serviços para países da região, incluindo a  e a China. As informações são da Revista Oeste.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo