EUA estão preparados para possíveis ataques significativos do Irã no Oriente Médio, diz Casa Branca
EUA se preparam para possíveis ataques significativos do Irã, afirma porta-voz da Casa Branca

Nesta segunda-feira, o porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, afirmou que os EUA estão prontos para possíveis ataques significativos do Irã e seus representantes no Oriente Médio, que poderiam ocorrer ainda nesta semana.
Kirby declarou que os Estados Unidos ampliaram seu poderio regional e partilham das inquietações de Israel acerca de um potencial ataque iraniano apoiado, seguindo a acusação do Irã e do grupo islâmico palestino Hamas de que Israel teria assassinado um líder do Hamas em Teerã no mês anterior.
“Compartilhamos as mesmas preocupações e expectativas que nossos homólogos israelenses têm em relação ao possível timing aqui. Pode ser nesta semana”, disse Kirby, a repórteres.
“Temos que estar preparados para o que pode ser um conjunto significativo de ataques”, disse.
Desde o mês passado, Israel vem se preparando para uma grande ofensiva, em resposta a um incidente onde um míssil causou a morte de 12 jovens nas Colunas de Golan, região ocupada pelos israelenses. Em retaliação, Israel matou um alto comandante do Hezbollah em Beirute.
No dia seguinte àquela operação, Ismail Haniyeh, líder político do Hamas, foi assassinado em Teerã, resultando em promessas de retaliação contra Israel por parte do Irã.
“Nós obviamente não queremos ver Israel tendo que se defender de outro ataque, como fizeram em abril. Mas, se for esse o caso, continuaremos a ajudá-los a se defender”, disse Kirby.