Neste domingo, 18, o presidente Lula afirmou que Silvio Santos, proprietário do SBT, o procurou temendo ser preso por conta de fraudes no antigo banco Panamericano. De acordo com o político, o banco era parte integrante do conglomerado empresarial do apresentador, que englobava quase 30 empresas.
Ontem, na madrugada, Santos faleceu devido a uma broncopneumonia, provocada pelo vírus H1N1.
“Quando teve aquele golpe no Banco Panamericano, Silvio me procurou, muito preocupado, eu era presidente”, lembrou o petista, durante uma coletiva. “Ele estava com medo de ser preso, e eu disse: ‘Silvio, primeiro, não há por que te prender. Nós vamos fazer investigação, o Banco Central vai ajudar a cuidar disso, o Ministério da Fazenda, e vamos ver como a gente resolve o problema’. E o problema foi resolvido.”
O presidente também mencionou que Santos usou o SBT como garantia, uma “coisa que muita gente não quer dar, o seu patrimônio, e ele deu”.
Lula decreta luto pela morte de Silvio Santos
Ontem à tarde, Lula anunciou um luto oficial de três dias em virtude da morte de Santos, que tinha 93 anos.
O “luto oficial” é visto como um gesto simbólico em honra de um indivíduo importante para o país. Portanto, sendo um gesto simbólico, não é considerado feriado ou ponto facultativo. Além disso, não há qualquer mudança na operação das repartições públicas.
As informações são da Revista Oeste