A Polícia Federal (PF), por meio do seu serviço de inteligência, destacará agentes para vigiar o ato que se espera ocorrer na Avenida Paulista, em São Paulo, no próximo sábado, 7 de setembro. De acordo com informações da CNN, os policiais se infiltrarão com o objetivo de identificar possíveis “ataques à democracia” e “ameaças contra autoridades”.
O objetivo do evento é pedir o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), contando com a presença de políticos oposicionistas que já expressam sua insatisfação com o magistrado há vários meses.
O deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), que é o organizador do evento, afirmou que os participantes estão autorizados a trazer faixas e cartazes com frases de oposição ao ministro.
Segundo o parlamentar, a destituição de Alexandre de Moraes será o “único foco” do evento planejado e outros assuntos não serão abordados durante o protesto.
A revelação feita pelo jornal Folha de S.Paulo de que Moraes utilizou os recursos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de maneira não convencional para fundamentar decisões contra aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, levou à marcação do evento.
Durante o ato, também deve ser discutida a decisão de suspender a rede social X em todo o Brasil. A suspensão ocorreu na última sexta-feira (30), após Elon Musk, proprietário da rede social, não atender à solicitação de Moraes para nomear um representante da plataforma no Brasil.