
Frente ao empate técnico entre Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (Psol) e Pablo Marçal (PRTB) em relação às intenções de voto para a Prefeitura de São Paulo, o instituto Paraná Pesquisas fez simulações para um possível segundo turno entre os três candidatos. A divulgação do material aconteceu nesta sexta-feira, 13.
De acordo com o estudo, o prefeito está numericamente à frente dos adversários no primeiro turno e também tem vantagem em cenários de segundo turno. Segundo o Paraná Pesquisas, se a eleição fosse realizada hoje, o candidato do MDB derrotaria tanto Boulos quanto Marçal.
Em uma disputa com o deputado federal do Psol, Nunes sairia vitorioso com 51,1% dos votos contra 33,6%. Diante dessa escolha, 9,4% dos entrevistados declararam que não votariam em nenhum dos candidatos, optando pelo voto em branco ou anulação. O percentual de pessoas que não souberam ou não responderam à pergunta foi de 5,9%.
O integrante do PRTB estaria em desvantagem significativa em relação ao representante do MDB. De acordo com o Paraná Pesquisas, Nunes teria 51,4% dos votos, enquanto Marçal teria 27,3%. Nesse cenário, o percentual de votos nulos, brancos ou de pessoas que não votariam em nenhum candidato aumentaria para 15,6%. Além disso, 5,7% não souberam responder ou optaram por não responder.
Por último, o instituto apresentou um segundo turno hipotético para a Prefeitura de São Paulo entre Boulos e Marçal. Nesse cenário, o candidato do PSOL, que tem o apoio formal do PT, sairia vitorioso: 43,3% contra 37,2%. Dos entrevistados totais, 13,4% foram classificados como nenhum/branco/nulo, enquanto 6,1% não souberam ou optaram por não responder.
Dados estatísticos da pesquisa para a Prefeitura de São Paulo
A equipe do Paraná Pesquisas realizou uma entrevista com 1,5 mil possíveis eleitores na capital paulista para obter os números apresentados nesta sexta-feira. A coleta de dados aconteceu entre os dias 9 e 12 de setembro.
De acordo com o instituto, a margem de erro é de 2,6 pontos porcentuais — para mais ou para menos — nos resultados gerais. Além disso, o grau de confiança do material é de 95%.
O Paraná Pesquisas informa, por fim, que o levantamento conta com registro no Tribunal Superior Eleitoral. O código de acompanhamento nesse sentido é o SP-00319/2024.
As informações são da Revista Oeste