NotíciasPolítica

Record impõe restrições: copos de vidro e celulares banidos durante debate

Adotadas medidas drásticas para prevenir violência e uso de vídeos para lacração na campanha eleitoral

O objetivo da alteração é eliminar qualquer item que possa ser utilizado como arma pelos candidatos, em resposta a uma série de episódios violentos ocorridos nos debates recentes.

Os debates para a eleição da Prefeitura de São Paulo estão sendo cada vez mais restritos pelas emissoras que organizam estes eventos. A Record, responsável por promover um debate no próximo sábado (28), às 20h40, decidiu, por exemplo, proibir o uso de copos de vidro e até mesmo de celulares.

O jornalista Flávio Ricco, do site R7, reporta que os “copos” utilizados serão feitos de acrílico para prevenir a presença de itens de vidro no ambiente. Os responsáveis pelo evento estão prestando atenção inclusive em lustres e elementos do cenário.

O uso de celulares pelos assessores, embora não tenha sido explicitamente justificado, tem a evidente finalidade de prevenir gravações e potenciais mal-entendidos e consequentes viralizações nas redes sociais por parte dos candidatos.

Os candidatos Guilherme Boulos (PSOL), Ricardo Nunes (MDB), Tabata Amaral (PSB), José Luiz Datena, Marina Helena (Novo) e Pablo Marçal (PRTB) já confirmaram presença na Record.

A discussão, com mediação de Eduardo Ribeiro, será segmentada em três partes: duas de perguntas mútuas entre os candidatos e uma com indagações dos jornalistas presentes.

Novas Regras Rígidas para Debates Políticos: Expulsão por Desrespeito e Agressão

Para além das medidas já mencionadas, o debate implementará regras mais severas para o candidato que não cumprir as normas estabelecidas. A remoção de um candidato deverá acontecer de imediato em situações de agressão física ou se o mesmo for advertido quatro vezes.

Candidatos podem ser punidos por irregularidades cometidas por seus assessores ou convidados, estando sujeitos à suspensão do tempo de fala nas considerações finais ou até mesmo à exclusão do debate.

Se o candidato interromper seu adversário durante sua fala, será penalizado com a perda de 30 segundos de suas considerações finais a cada advertência. Após três penalidades, o candidato será privado do direito de falar no final do debate. A quarta reprimenda resultará em expulsão.

Cada candidato terá permissão para ter, junto com seu grupo de assessores, ao menos um segurança para cada um.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo