BrasilNotícias

La Niña fraca e perspectivas de muita chuva para o Centro-Oeste. Confira os detalhes da previsão

Previsões otimistas apontam para a recuperação hídrica nas regiões afetadas pela seca

No programa Giro do Boi, o meteorologista Arthur Müller do Canal Rural apresentou um panorama climático otimista após um longo período de seca em várias regiões do Brasil. Ele destacou que a fraca influência de La Niña e a chegada das chuvas prometem aliviar as condições adversas enfrentadas especialmente no Centro-Oeste.

Nos últimos meses, o cenário de seca severa afetou gravemente a pecuária, especialmente no Centro-Oeste e em estados como São Paulo e Minas Gerais.

Os níveis dos rios, como o Rio Madeira, atingiram recordes históricos de baixa, afetando o abastecimento de água e aumentando os focos de incêndio. Felizmente, Arthur Müller trouxe esperanças com uma previsão de chuvas que começa a ganhar força a partir da segunda quinzena de outubro.

Precipitações à vista para alívio dos pastos

As chuvas esperadas para o período abrangem Minas Gerais, leste de Mato Grosso, Rondônia e interior da Bahia.

Embora os volumes iniciais de 10 mm possam apenas diminuir a poeira, já representam um início significativo para a recuperação das pastagens e reabastecimento hídrico necessário para a agricultura. Espera-se que estas chuvas se tornem mais volumosas nas semanas seguintes, dando um impulso importante à safra 2024/2025.

La Niña e suas implicações

Arthur esclareceu que, embora La Niña esteja presente, sua manifestação é fraca, o que significa menos impacto negativo nas precipitações. A expectativa é de que não provoque uma estiagem significativa no Sul do país, que já sofreu com eventos climáticos extremos nos últimos anos.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

A previsão é de chuvas acima da média à medida que avançamos para a primavera e o verão, especialmente no Matopiba e outras áreas críticas.

Preparativos para a estação chuvosa

Com a expectativa de chuvas contínuas a partir de meados de outubro, os produtores devem começar a se preparar para a estação de monta e outras atividades agrícolas, aproveitando a melhoria das condições climáticas.

O retorno das chuvas não apenas traz alívio imediato, mas também permite o planejamento e a recuperação de longo prazo para pastagens e safrinhas.

Arthur Müller concluiu com uma nota positiva, afirmando que as perspectivas climáticas são favoráveis ao produtor rural, trazendo esperança de melhoria das condições de cultivo e pastagem em todo o país.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo