NotíciasPolítica

Gilmar Mendes afirma que o “STF fez a política voltar a respirar ares de normalidade”

A crítica do ministro foi direcionada ao pacote da Câmara dos Deputados que restringe os poderes do Judiciário

Nesta sexta-feira, 11, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, declarou que a Suprema Corte permitiu que a política brasileira “voltar a respirar ares de normalidade”.

A fala do juiz foi uma reprovação à proposta da Câmara dos Deputados que restringe a autoridade do Judiciário. Pouco antes de Gilmar Mendes se pronunciar, o ministro Luís Roberto Barroso declarou que “não se mexe em instituições que estão funcionando”.

Gilmar Mendes e Barroso concordam entre si gilmar

Ainda segundo Barroso, o STF tem cumprido seu papel e “servido bem ao país”. Também disse que o tribunal “garante o governo da maioria, o “Estado de Direito” e “a proteção dos direitos fundamentais”.

“Decidimos as questões mais divisivas da sociedade brasileira”, disse Barroso. Além disso, o ministro reafirmou o compromisso da Corte com a “defesa da democracia” e do “pluralismo”.

Ministros do STF estão preocupados

Dois ministros do STF, que preferiram não ter seus nomes revelados, expressaram preocupação na última quarta-feira, dia 9, sobre o projeto que restringe os poderes do tribunal. Eles compartilharam essa informação com o jornal Folha de S.Paulo.

Segundo o jornal, a impressão é de que os apoiadores do ex-presidente Jair  (PL) estão transmitindo uma mensagem “recado claro” ao STF, indicando que persistirão em seus esforços para restringir as atribuições do tribunal.

As informações são da Revista Oeste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo