BrasilNotícias

PL conquista 40 prefeituras no Maranhão, superando o dobro das vitórias de Dino

PL de Bolsonaro lidera eleição de prefeitos no Maranhão, superando PSB e PT

O PL de Jair Bolsonaro foi o que resultou na eleição do maior número de prefeitos (um total de 40) no Maranhão, estado de Flávio Dino, militante lulista e atualmente no Supremo Tribunal Federal (STF). Dino, que foi eleito governador até 2022 pelo pequeno Partido Comunista do Brasil, mudou-se para o PSB e tornou-se senador. Críticos afirmam que, embora Dino tenha deixado o PSB para entrar no STF, o PSB não o abandonou. Contudo, isso não impediu um resultado vexatório: o partido só conseguiu eleger 19 prefeitos, colocando-se em 5º lugar no Maranhão. O PT de Lula elegeu apenas 2 prefeitos.

A perda socialista no Maranhão acabou afetando Carlos Brandão (PSB), o governador atual, que era vice de Flávio Dino.

Em 2024, o MDB, partido do ex-presidente José Sarney e da ex-governadora Roseana Sarney, avançou para 37 prefeituras, comparado às sete que possuía em 2020.

Direita e centro

Além do PL e MDB, mais prefeitos foram eleitos por outros partidos conservadores do que o PSB do grupo de Dino: MDB, PP (30) e União (26).

PCdoB

Em 2020, Dino governador e seu PCdoB conseguiram eleger 22 prefeitos. Contudo, em 2024, os eleitores se afastaram desse grupo, resultando em vitórias em apenas dois municípios.

As informações são do Diário do Poder

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo