NotíciasPolítica

Terreiros de Candomblé reclama ‘de má vontade’ de Anielle Franco em Carta para Lula

Assessores entregaram documento ao presidente da República no qual comunidade reclama ‘de má vontade’ por parte da ministra da Igualdade Racial

Nesta sexta-feira, 11, o presidente Luiz Inácio  da Silva recebeu uma carta de representantes de 88 terreiros de candomblé do Brasil. No texto, eles expressam críticas à ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e à sua gestão no ministério.

Segundo o Metrópoles, no documento, os terreiros expressam insatisfação com as “fragilidades” de Anielle no que diz respeito ao segmento. A carta foi entregue a Lula por seus assessores.

Os representantes dizem haver “má vontade na retomada de políticas relevantes para os povos de terreiro”. Afirmam também que “falta diálogo com os terreiros de candomblé patrimonializados como Bens Materiais e Bens Imateriais do Brasil pelo Iphan”.

De acordo com a carta, a ministra “nunca visitou esses espaços sagrados e desmarcou encontros agendados em pelo menos duas ocasiões”.O documento também critica o “baixo investimento orçamentário para povos de terreiro”.

Assessor é Demitido por Anielle Durante Videoconferência

Ainda é solicitado pelos representantes uma mesa de negociação direta com o presidente Lula para discutir os direcionamentos das políticas para terreiros.

Em sua carta, a comunidade expressou críticas à Anielle pela demissão do secretário Yuri Silva. Na segunda-feira 7, a ministra dispensou o secretário de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial da pasta por meio de uma videoconferência.

Ainda é solicitado pelos representantes uma mesa de negociação diretamente com o presidente Lula para discutir sobre as diretrizes das políticas para terreiros. Acredita-se no Palácio do Planalto que Anielle possa ser repreendida novamente pelo presidente Lula.

No mês de setembro de 2023, o comportamento da ministra deixou Lula bastante irritado. Naquele momento, Anielle utilizou uma aeronave oficial para marcar presença na partida final da Copa do Brasil. O jogo ocorreu no Morumbi, e o confronto foi entre o Flamengo, equipe da qual a ministra é torcedora, e o São Paulo.

As informações são da Revista Oeste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo