A ex-vereadora do Rio de Janeiro e líder do movimento negro no PT, Claudete Alves, utilizou suas redes sociais para alfinetar a primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja. Claudete comparou Janja às ex-primeiras-damas Marisa Letícia e Michelle Obama, exaltando-as como exemplos de liderança e compromisso social.
Uma homenagem velada às primeiras-damas do passado
Em uma publicação no Instagram, Claudete compartilhou fotos de Marisa Letícia e Michelle Obama com a frase:
“G20 Social – Saudades dessas damas. E não sou bestona!”
A provocação ocorreu dias após Janja causar polêmica no evento do G20 ao insultar o empresário Elon Musk, chamando-o de “bestão”, e fazer referência a um caso de suicídio em Brasília com o mesmo termo.
Críticas à postura de Janja
Na legenda de sua postagem, Claudete destacou que, para ela, as primeiras-damas anteriores desempenhavam um papel relevante no apoio à população por meio de ações sociais que realmente impactavam vidas. Ela ressaltou a importância de resgatar essa tradição de comprometimento com o bem-estar coletivo.
Em entrevista à Folha de S.Paulo, a ex-vereadora deixou claro que não acompanha as atividades de Janja, afirmando:
“Eu não falaria o que ela falou, mas é direito dela se expressar da forma como ela se expressou. Se fosse um homem, talvez não teria tanta repercussão. Ainda assim, acho que não foi de bom-tom.”
Claudete também afirmou que “gostava muito da dona Marisa e da Michelle Obama” e que sua postagem foi uma forma de homenageá-las como referências de primeira-dama.
Lula se posiciona: “Não temos que xingar ninguém”
A crítica de Claudete reforça a fala do presidente Lula, que recomendou moderação no discurso durante o evento do G20. A ex-vereadora disse concordar com essa visão e criticou o uso de palavras ofensivas em um momento de destaque internacional.
“Eu só acompanho as ações de pessoas que me representam. Sobre Janja, só sei que é a mulher do presidente Lula”, concluiu Claudete.