NotíciasPolítica

STM aguarda decisão do STF para avaliar cassação de patentes de oficiais suspeitos de golpe

STM avaliará cassação de patentes de oficiais suspeitos após julgamento na justiça comum

Superior Tribunal Militar (STM) só avaliará a cassação das patentes de 35 oficiais suspeitos de envolvimento em uma suposta tentativa de golpe de Estado após o término do julgamento na  comum. A informação foi confirmada pelo presidente do STM, tenente-brigadeiro do ar Francisco Joseli Parente Camelo, que ressaltou que o caso está fora da jurisdição da Justiça Militar da União.

“Nosso papel é julgar crimes militares definidos em lei”, explicou Parente Camelo.


Condições para Análise no STM

Segundo o ministro, caso os oficiais sejam condenados na Justiça comum a penas superiores a dois anos de prisão, o STM poderá iniciar um julgamento ético, conforme prevê o artigo 142, incisos VI e VII, da Constituição Federal. Esse julgamento avaliará se os condenados mantêm a dignidade e a compatibilidade com o oficialato.

“Somente após o trânsito em julgado da sentença e caso as penas atendam aos critérios estabelecidos, este tribunal poderá analisar a questão”, concluiu o tenente-brigadeiro.


Caminho do Processo na Justiça Comum

Na última quinta-feira (21), a Polícia Federal (PF) entregou ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, o relatório de indiciamento de 37 pessoas, incluindo os 35 oficiais. Moraes consultará a Procuradoria-Geral da República (PGR), que poderá:

  1. Solicitar novas investigações;
  2. Apresentar uma denúncia formal;
  3. Arquivar o caso.

Caso seja apresentada uma denúncia, os indiciados terão 15 dias para apresentar uma defesa por escrito. Após essa etapa, Moraes decidirá se submete o caso ao plenário do STF para análise colegiada do recebimento da denúncia.

Se a denúncia for aceita, os indiciados passam à condição de réus, e o processo avança para a fase de instrução, com coleta de depoimentos, interrogatórios e análise de dados para determinar o nível de participação de cada envolvido.

Julgamento Ético pelo STM

Somente após uma condenação definitiva na Justiça comum, e se as penas forem superiores a dois anos, o STM avaliará a situação dos oficiais. Esse julgamento ético será separado da esfera penal e analisará aspectos relacionados à dignidade e à compatibilidade dos condenados com o oficialato.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo