BlogNotíciasPolítica

Criação de moeda do Brics foi proposta de Lula, diz chanceler russo

Lula propôs a criação de uma moeda única para o Brics, revela ministro russo

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, afirmou que a ideia de criar uma moeda única para o bloco econômico Brics partiu do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A declaração foi dada em entrevista à TV Brics, revelando que o tema surgiu durante a Cúpula do Brics em Joanesburgo, em 2023.

“O presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva foi o iniciador, na Cúpula do Brics em Joanesburgo, em 2023, da discussão sobre sistemas de pagamento alternativos, um dos temas da presidência russa”, declarou Lavrov. “Em resposta a essa iniciativa, que foi formalizada na Declaração de Joanesburgo, ministros das finanças e chefes de bancos centrais trabalharam na questão. Houve progresso, mas é necessário concluir esse trabalho para que já existam mecanismos prontos para uso.”

Segundo Lavrov, Lula deve continuar priorizando a criação da moeda no âmbito do Brics, bloco que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Reação de Donald Trump

A proposta de uma moeda Brics para competir com o dólar gerou uma resposta contundente do ex-presidente norte-americano Donald Trump. Ele ameaçou impor “tarifas de 100%” sobre os países que optarem por negociar fora do dólar ou aderirem à nova moeda.

“A ideia de que os países Brics estão tentando se afastar do dólar enquanto nós ficamos parados e observamos acabou”, disse Trump. “Exigimos um compromisso destes países de que não criarão uma nova moeda do Brics, nem apoiarão qualquer outra moeda para substituir o poderoso dólar norte-americano.”

Trump alertou que qualquer país que tentar usar outra moeda em vez do dólar “perderá o direito de fazer negócios com os Estados Unidos”. Ele reforçou: “Dólar ou eles enfrentarão tarifas de 100% e deverão dizer adeus às negociações com a maravilhosa economia norte-americana. Eles podem procurar outro otário!”

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo