No mês de maio, a congressista dos Estados Unidos, María Elvira Salazar, rotulou o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva como “condenado por corrupção” e caracterizou o juiz Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), como “operador totalitário” no âmbito da Justiça do Brasil.
Na ocasião, a legisladora estava participando de uma audiência do Congresso dos Estados Unidos sobre a liberdade de expressão no Brasil. Agora, ela retoma suas críticas à Corte e adverte Lula para ter “cuidado”.
Durante uma entrevista concedida à Gazeta do Povo, María Salazar discutiu sobre a provável atitude do presidente reeleito dos EUA, Donald Trump, em relação aos governos autoritários da América Latina, como Cuba, Venezuela e Nicarágua.
“Os regimes opressores ao redor do mundo saberão que há um novo xerife na cidade”, disse a deputada. “Não haverá mais tolerância para seus aparatos repressivos, e estou confiante de que a administração Trump tomará as medidas necessárias para mantê-los na linha”, completou.
María afirmou ainda que esses regimes “opressores” agora terão de lidar também com Marco Rubio (secretário de Estado dos EUA) e Mike Waltz (conselheiro de Segurança Nacional). Ela os chama de “amigos declarados da liberdade na América Latina”.
Parlamentar fala sobre posturas de Lula, Petro e Moraes
Lula recentemente chamou Trump de “nazista”. Por outro lado, Gustavo Petro, presidente da Colômbia, atribuiu a Elon Musk, que será integrante do novo governo, “tendências nazistas”.
A parlamentar declarou que os dois líderes nacionais precisam ter “muito cuidado” antes de optarem por seguir “o mesmo caminho de outros socialistas”, como o ditador venezuelano Nicolás Maduro ou Daniel Ortega da Nicarágua.
“Os Estados Unidos, sob o comando do presidente Trump, terão tolerância zero para novas tentativas de repressão”, declarou María.
Ao ser questionada acerca da sua promessa de revogar o visto americano de Alexandre de Moraes e de outras autoridades brasileiras que supostamente estariam “limitando a liberdade de expressão”, a parlamentar deu a seguinte declaração à Gazeta:
“Trump cercou-se de pessoas como Elon Musk, que têm plena consciência das violações de liberdade de expressão perpetradas pelo ministro Moraes contra seu próprio povo”.
Segundo a deputada republicana, “o governo dos EUA não deve mais continuar recompensando governos na América Latina que violam o direito de liberdade de expressão de seus cidadãos”.
Maria Elvira Salazar. Membro da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos🔥👮🏽♂️🇺🇸🇧🇷 pic.twitter.com/NZb6qz8WGW
— Joaquim Ribeiro (@joaquimrib1801) November 19, 2024
As informações são da Revista Oeste