
Proposta será debatida em reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Energética
O governo federal planeja aumentar a mistura de etanol anidro na gasolina de 27% para 30% ainda neste mês de junho. A proposta será incluída na pauta da próxima reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), conforme anúncio feito pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, nesta segunda-feira (16).
O anúncio foi realizado durante o evento “Seminário Gás para Empregar”, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
“Vamos levar no CNPE este mês a proposta para aumentar a participação do etanol de 27% para 30%. Nós vamos praticamente deixar de ser importador de combustível, de gasolina especificamente”, declarou Silveira.
Redução no preço e estímulo à indústria do etanol
O aumento da proporção de etanol na gasolina se tornou possível com a sanção do projeto Combustível do Futuro, aprovada no ano passado. A legislação autoriza que a mistura chegue a até 35% de etanol anidro na composição da gasolina.
Estrutura do CNPE
O Conselho Nacional de Política Energética é composto por 18 membros efetivos, sendo presidido pelo Ministério de Minas e Energia. Participam do colegiado representantes de 16 ministérios, além da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
A proposta ainda precisa de aprovação pelo CNPE para ser implementada, mas conta com apoio da pasta de Minas e Energia e do setor sucroenergético.