Nesta quinta-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez críticas à diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, ao comentar previsões econômicas feitas pela instituição. Durante um discurso, Lula afirmou que a diretora “deve saber de tudo, menos de economia”, relembrando uma reunião em janeiro de 2023, no Japão, onde a estimativa do FMI para o crescimento do PIB brasileiro era de apenas 0,8%.
“Comecei o ano com o FMI comunicando a mim, em Hiroshima no meio de janeiro de 2023, a diretora-geral do FMI, que deve saber de tudo, menos economia, foi me dizer que a economia brasileira iria crescer em 2023 apenas 0,8%. Eu disse para ela: ‘minha senhora, a senhora pode conhecer muito do FMI, mas a senhora não conhece do Brasil’”, declarou Lula.
Revisão e novos números do PIB
O presidente destacou a revisão feita pelo IBGE, que ajustou o crescimento da economia brasileira em 2023 de 2,9% para 3,2%. Ele também projetou um crescimento para 2024 acima de 3,5%, sugerindo que, com as medidas corretas, o Brasil poderia alcançar 4%, colocando o país entre os que mais crescem globalmente.
“Essa semana o IBGE publicou a correção do crescimento do PIB brasileiro que foi de 3,2%, quatro vezes a mais do que o FMI previu. Agora, outra vez, algumas pessoas do mercado começaram a anunciar e alardear na imprensa que a economia brasileira não ia crescer mais do que 1,5%. E para a nossa bela sorte a economia brasileira vai crescer esse ano 3,5%. E se tomar cuidado, pode chegar a 4%.”
Redistribuição do crescimento e mercado financeiro
Lula também defendeu uma distribuição mais equitativa do crescimento econômico para aumentar a massa salarial da população, embora tenha reconhecido que essa proposta gera desconforto no mercado financeiro.
Comentando as críticas do mercado ao seu governo, Lula mencionou uma pesquisa recente:
“Ontem saiu uma pesquisa que 90% do mercado daqueles que compõem a Faria Lima são contra meu governo. Eu já ganhei 10% porque nas eleições eram 100% contra. Já ganhei 10% deles. E o que me interessa na verdade é o resultado do tipo de jabuticaba que você plantou.”