Equipamentos serão usados na proteção de ministros e instalações do tribunal
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) anunciou a aquisição de 35 pistolas calibre 9 mm, em um contrato avaliado em pouco mais de R$ 255 mil com duração de um ano. Os equipamentos serão utilizados na segurança dos ministros e nas atividades de agentes da Polícia Judicial, que atuam em áreas restritas do tribunal.
Justificativa para a aquisição
Segundo o pedido do STJ, as pistolas foram escolhidas pela sua portabilidade, confiabilidade e precisão, especialmente em ambientes que exigem discrição e segurança.
“Grande parte das atividades dos agentes e inspetores da Polícia Judicial são realizadas em ambientes restritos, como salas de sessões, plenários, auditórios, salas de audiências, locais ocupados por autoridades, servidores, colaboradores, advogados e público em geral, o que requer considerável nível de atenção e cuidado no momento de utilização de armas de fogo”, justificou o tribunal.
As especificações técnicas incluem acabamento de alta qualidade para evitar falhas no uso ou ferimentos nos agentes.
Eventos institucionais do STJ
A compra das armas não é o único contrato que chamou atenção este ano. Em julho, o STJ reservou quase R$ 6 milhões para eventos institucionais da Corte e da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados.
O contrato, com duração de dois anos, inclui um cardápio sofisticado, com pratos como camarão, bacalhau, carnes nobres e sobremesas refinadas, servidos em serviços à francesa ou à inglesa. A exigência de louças de alta qualidade, pratarias, taças de cristal e guardanapos Oxford também foi detalhada no pedido.