O jantar de homenagem à primeira-dama Janja, organizado pelo grupo Prerrogativas, será realizado na noite de sexta-feira, 6, na Casa Natura Musical, em São Paulo. Espera-se que aproximadamente 750 pessoas participem da cerimônia que terá duração das 20h até as 3h do dia seguinte.
Após partirem de Montevidéu, no Uruguai, onde participaram da Cúpula do Mercosul, Lula e sua esposa chegarão à festa.
Comparecerão à cerimônia os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Ricardo Lewandowski (Justiça), Simone Tebet (Planejamento), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Jorge Messias (Advocacia-Geral da União), Vinicius Carvalho (CGU), Márcio Macedo (Secretaria-Geral), Anielle Franco (Igualdade Racial), Cida Gonçalves (Mulheres) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia). Do Superior Tribunal de Justiça (STJ), espera-se a presença de nove magistrados. Haverá também a presença de pessoas que não necessariamente são autoridades. Para entrar, contudo, tiveram de pagar R$ 650 pelo ingresso.
A cantora Maria Rita, amiga de Janja, será a responsável pelo show de comemoração. Além disso, os preparativos para a festa de final de ano do Prerrogativas incluíram o patrocínio de uma “cozinha solidária” para a Associação Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (Ancat), com um orçamento de R$ 400 mil. A cozinha foi inaugurada nesta semana.
Motivo da homenagem a Janja
A decisão de destacar a primeira-dama é devida, entre outras razões, principalmente à sua participação no Pacto Global, um evento da ONU que aconteceu em setembro, em Nova York. Nessa ocasião, Janja pediu “ação do setor privado contra a crise climática”.
“Resolvemos homenagear Janja pelo significado que ela tem para a nossa luta”, disse a Oeste o coordenador do Prerrogativas, Marco Aurélio Carvalho. “Ela é alguém sempre preocupada com um sistema de Justiça mais inclusivo, diverso e representativo.”
No momento, o Prerrogativas conta com aproximadamente 30 representantes no governo Lula, de acordo com uma pesquisa realizada pelo site Poder360. No ano anterior, o grupo teve sucesso em promover a nomeação de Daniela Teixeira para o cargo de ministra do STJ.
Aqueles que almejam vagas nos tribunais estão disputando o apoio do Prerrogativas. O coletivo recentemente logrou na nomeação de Gabriela Araújo, uma advogada, como desembargadora do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Gabriela mantém uma amizade com Janja e teve o privilégio de ser madrinha de casamento da petista com Lula.
As informações são da Revista Oeste