InternacionalNotícias

Após queda de Assad, presos sufocando em celas subterrâneas na Síria são libertados

Celas subterrâneas escondiam detentos em uma das prisões mais temidas da Síria

Após a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria, os rebeldes que tomaram Damasco libertaram prisioneiros da temida prisão militar de Saydnaya. Conhecida como o “matadouro humano”, a prisão se tornou símbolo de repressão e brutalidade durante os 14 anos de guerra civil. A Anistia Internacional estima que mais de 100 mil pessoas desapareceram nesse período sob o comando do regime.

Libertação dos Prisioneiros

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram mulheres, homens e até uma criança pequena sendo libertados das celas. Uma voz no vídeo tranquiliza os detentos recém-libertos:

“Ele [Bashar al-Assad] caiu. Não tenham medo.”

A cena retrata o fim de anos de sofrimento. Muitos dos detidos foram vítimas de tortura, assassinatos e desaparecimentos forçados. A Associação de Detentos e Desaparecidos na Prisão de Saydnaya (ADMSP) relatou que a libertação foi concluída às 11h de domingo (8/12), no horário local.

Relatos de Sobreviventes

Entre os libertados, há relatos de sobreviventes que estavam presos há uma década. Em um vídeo emocionante, um homem recém-liberto pergunta o que está acontecendo e, ao saber que o regime caiu, sorri e sai correndo pelas ruas de Damasco.

A ADMSP descreveu a libertação como um símbolo de resistência:

“A libertação da prisão de Saydnaya não é apenas uma vitória militar, mas uma vitória para toda a humanidade. É um símbolo do triunfo da vontade de viver sobre a morte e da vontade de liberdade sobre a tirania.”

Celas Subterrâneas e Buscas

O grupo de defesa civil Capacetes Brancos (The White Helmets) está investigando relatos sobre a existência de celas subterrâneas ocultas em Saydnaya. Equipes de emergência, acompanhadas por cães farejadores, foram enviadas para vasculhar a prisão.

Até 9 de dezembro, não foram encontrados novos prisioneiros além dos já libertados. No entanto, os Capacetes Brancos afirmaram que a busca continuará até que toda a prisão seja completamente inspecionada.

Por outro lado, a ADMSP declarou não haver indícios de que ainda existam detidos em locais secretos e prometeu divulgar uma lista com os nomes dos prisioneiros libertados.

Até 9 de dezembro, não foram encontrados novos prisioneiros além dos já libertados. No entanto, os Capacetes Brancos afirmaram que a busca continuará até que toda a prisão seja completamente inspecionada.

Por outro lado, a ADMSP declarou não haver indícios de que ainda existam detidos em locais secretos e prometeu divulgar uma lista com os nomes dos prisioneiros libertados.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo