O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi internado às pressas na noite de segunda-feira (09) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após sentir uma forte dor de cabeça. Após exames, Lula foi diagnosticado com um hematoma intracraniano e passou por uma cirurgia para drenagem.
De acordo com o boletim médico divulgado às 3h20 desta terça-feira (10), o procedimento foi realizado com sucesso, e o presidente está em boas condições de saúde, permanecendo monitorado na UTI. A equipe médica responsável é liderada pelos doutores Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio. Uma entrevista coletiva está marcada para as 9h desta terça-feira para mais informações.
Acidente Doméstico Causou o Hematoma
O hematoma foi consequência de um acidente doméstico ocorrido em 19 de outubro, quando Lula caiu no banheiro da residência oficial da Presidência em Brasília e bateu a nuca. Na ocasião, o presidente levou cinco pontos e realizou exames de imagem que não indicaram complicações imediatas.
Procedimento e Recuperação
Na noite de segunda-feira, após relatar uma dor de cabeça persistente, Lula foi submetido a exames de imagem que confirmaram a hemorragia intracraniana. Transferido para o Hospital Sírio-Libanês em São Paulo, a equipe médica optou por uma craniotomia para drenagem do hematoma. A cirurgia ocorreu sem complicações.
Histórico de Saúde
Com 79 anos, Lula passou por uma artroplastia total do quadril direito em setembro de 2023, para substituir uma cartilagem desgastada por uma prótese. Em outubro deste ano, no aniversário de um ano da cirurgia, realizou exames de revisão, que mostraram recuperação satisfatória.
O presidente segue sob observação e um novo boletim médico será divulgado nesta manhã.