InternacionalNotícias

ONU exige suspensão imediata dos ataques Israelenses contra depósitos militares na Síria

Escalada de tensão ocorre após Israel realizar ofensiva contra depósitos e centros estratégicos sírios

Os recentes ataques aéreos de Israel contra bases militares na Síria levaram a Organização das Nações Unidas (ONU) a pedir a suspensão imediata desses bombardeios. Em uma conferência de imprensa realizada na última terça-feira (10), o enviado especial da ONU para a Síria, Geir Pedersen, expressou preocupação com a escalada do conflito e pediu o fim dos ataques.

Bases Aéreas Atacadas

De acordo com fontes de segurança sírias, os ataques israelenses atingiram importantes infraestruturas militares, incluindo:

  • Base de Qamishli (nordeste da Síria)
  • Base de Shinshar (região rural de Homs)
  • Aeroporto de Aqrba (sudoeste de Damasco)

Além dessas, foram bombardeados um centro de pesquisa militar em Damasco, acusado pelos Estados Unidos de estar ligado ao programa de armas químicas sírio, e um centro de guerra eletrônica próximo à área de Sayeda Zainab, na capital.

Esses ataques representam a maior ofensiva contra bases aéreas sírias desde a queda do regime de Bashar al-Assad.

Destruição de Centros Estratégicos

O centro de pesquisa em Barzé, subordinado ao Ministério da Defesa Sírio, foi completamente destruído. Esse mesmo local havia sido alvo de uma ofensiva conjunta dos Estados Unidos, França e Reino Unido em abril de 2018.

Israel Nega Avanço de Tanques

Rumores sobre o avanço de tanques israelenses em direção a Damasco foram negados pelo exército de Israel. O porta-voz das Forças Armadas de Israel, Avichay Adraee, declarou na rede social X (antigo Twitter) que os relatos são “completamente falsos” e que as tropas israelenses permanecem em posições defensivas na zona tampão das Colinas de Golã.

“As forças armadas israelenses estão estacionadas na zona tampão e em pontos de defesa perto da fronteira, a fim de proteger as fronteiras de Israel”, afirmou Adraee.

Apelo da ONU por Contenção

O enviado especial Geir Pedersen destacou a necessidade de conter a escalada de violência:

“É muito preocupante ver ataques e movimentos israelenses em território sírio. Isso deve parar. É extremamente importante.”

A ONU reforçou a importância de respeitar o direito internacional humanitário e a unidade territorial da Síria.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo