BrasilNotícias

Disney remove enredo trans de série animada para atender pais

Decisão da empresa visa permitir que famílias escolham como abordar o tema com seus filhos

A Disney anunciou a remoção de um enredo envolvendo uma personagem transgênero em sua nova série animada da Pixar, Ganhar ou Perder, que estreia em fevereiro. A série acompanha um time escolar de softball durante a semana que antecede um campeonato.

Embora a personagem transgênero permaneça na história, as falas que abordavam sua identidade de gênero foram editadas. Segundo a Disney, a mudança foi feita para respeitar a preferência de muitos pais.

“Reconhecemos que muitos pais preferem discutir determinados assuntos com seus filhos no momento e nos termos que julgarem apropriados”, declarou a empresa em comunicado.

Contexto e Pressão de Grupos Conservadores

A decisão foi tomada durante o verão e divulgada inicialmente pelo The Hollywood Reporter. A Disney tem enfrentado críticas de grupos conservadores por incluir personagens e narrativas LGBTQ em suas produções voltadas para a família.

Em 2022, o filme Lightyear gerou controvérsias por incluir uma cena de beijo entre pessoas do mesmo sexo. O mesmo ocorreu com Strange World, que apresentou um adolescente gay como protagonista.

Declarações do CEO Robert Iger

Com a volta de Robert A. Iger ao cargo de CEO no fim de 2022, ele afirmou que algumas produções da Disney haviam se tornado “excessivamente políticas”, o que levou a uma revisão de projetos.

Em 2023, a Disney também optou por não lançar um episódio da série Moon Girl and Devil Dinosaur, que tratava do interesse de uma personagem transgênero por esportes.

Sobre a Série Ganhar ou Perder

Criada por Michael Yates, Carrie Hobson e David Lally, Ganhar ou Perder tem o ator Will Forte como a voz do treinador do time. A série é uma das grandes apostas da Pixar para 2024.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo