
A primeira-dama Janja não recebeu boas notícias em um levantamento realizado pela Genial/Quaest e divulgado pelo jornal O Globo neste domingo, 22. A pesquisa revelou que apenas 22% dos entrevistados têm uma visão positiva sobre Janja, uma queda expressiva em relação a fevereiro de 2023, quando o índice era de 41%.
Por outro lado, a rejeição à primeira-dama subiu de forma significativa: atualmente, 38% dos entrevistados a avaliam negativamente, quase o dobro dos 19% registrados no início do ano passado.
Comparação com a Avaliação do Governo Lula
Na mesma pesquisa, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou avaliação positiva de 33% dos entrevistados, enquanto 30% avaliaram o governo de forma negativa. Esses dados refletem um desempenho abaixo das expectativas de Janja em sua proposta de “ressignificar o conteúdo do que é ser uma primeira-dama”, que ainda não obteve ampla aceitação popular.
Presença na Confraternização do Governo
Janja teve participação ativa na confraternização de fim de ano promovida pelo governo federal, um evento mais restrito neste ano devido à recuperação da saúde de Lula. A primeira-dama foi a primeira a discursar e enfatizou que o formato menor do encontro foi pensado por conta das condições de saúde do presidente.
Após o pronunciamento de Janja, o almoço foi servido, com um cardápio que incluiu bacalhau, peru, carne, arroz e salada. Os cerimonialistas organizaram os ministros em seis mesas. Lula dividiu a mesa principal com Janja, o vice-presidente Geraldo Alckmin, e cinco ministros.