Uma pesquisa realizada pelo PoderData entre 14 e 16 de dezembro de 2024 revelou uma queda expressiva no apoio ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre eleitores católicos. Desde janeiro, o percentual de católicos que consideram o atual governo “melhor” do que o de Jair Bolsonaro (PL) caiu de 59% para 44%, uma redução de 15 pontos percentuais.
Ao mesmo tempo, aumentou para 35% o número de católicos que veem a gestão atual como “pior” do que a anterior, um crescimento de 4 pontos percentuais em comparação com a última pesquisa realizada em outubro.
Popularidade em Declínio
No início de seu mandato, Lula contava com uma vantagem de 25 pontos percentuais sobre Bolsonaro entre os eleitores católicos. Essa diferença foi reduzida para apenas 9 pontos, destacando uma tendência negativa para o atual presidente no segmento religioso.
Cenário entre os Evangélicos
Entre o eleitorado evangélico, o cenário é ainda mais desfavorável para o governo Lula. Atualmente:
- 50% dos evangélicos consideram a gestão de Lula “pior” que a de Bolsonaro, embora esse índice tenha caído 5 pontos desde janeiro de 2023.
- Apenas 22% dos evangélicos consideram o governo atual “melhor”, uma queda em relação aos 33% registrados no início de 2024.
Dados da Pesquisa
A pesquisa apresenta uma margem de erro de 3,6 pontos percentuais para os eleitores católicos e 4 pontos percentuais para os evangélicos.