Vídeo exibe Hamas instalando explosivos ao redor de hospital
As bombas foram colocadas a apenas 45 metros do Hospital Indonésio, em Jabalia
Nesta segunda-feira, 30, as Forças de Defesa de Israel publicaram imagens de terroristas do Hamas colocando explosivos ao redor do Hospital Indonésio, situado no norte da Faixa de Gaza.
Segundo as FDI, as bombas foram colocadas a apenas 45 metros do centro médico em Jabalia.
As imagens foram filmadas pelos próprios terroristas do Hamas.
“Esse é mais um exemplo da utilização cínica que o Hamas faz dos civis e das instituições civis de Gaza para atividades terroristas”, afirmou o porta-voz do exército israelense nascido no Brasil, major Rafael Rozenszajn em vídeo publicado nas redes sociais.
“Os terroristas atuam sem uniforme e, quando são eliminados, são relacionados como civis. Isso é uma violação grosseira do Direito Internacional”, acrescentou.
Os esforços operacionais das Forças de Defesa de Israel na região do Hospital Indonésio foram concluídos na semana passada, resultando na captura e neutralização de dezenas de terroristas que tentavam escapar do edifício.
De acordo com os militares, diversos “dispositivos explosivos” que foram plantados na área do hospital foram neutralizados.
“Será que não está na hora do governo e da mídia no Brasil emitirem uma nota condenando a atuação de terroristas em hospitais de Gaza?”, questionou.
Como o Hamas transformou hospitais em centros de terror
Desde o início de sua ofensiva contra o Hamas, o Exército israelense identificou um padrão de operação “consistente e sistemático” no uso de hospitais para atividades terroristas na Faixa de Gaza.
De acordo com as Forças de Defesa de Israel, a infraestrutura terrorista usada para “esconder os membros do Hamas” e planejar ataques em Israel está organizada em três níveis.
“Acima do solo, nos pisos dos próprios hospitais, junto às enfermarias normais de internação que existem em todos os hospitais, a organização utiliza estes pisos para guardar armas e equipamento militar. Entre as armas encontradas nos hospitais, há granadas, artefatos explosivos e RPGs. Os terroristas seniores do Hamas ficam em hospitais durante tempos de guerra, por vezes até em salas de cuidados intensivos quando estão vestidos como ‘pacientes’ ou como parte da equipe médica.”
“Nos porões dos hospitais, junto aos escritórios e serviços restritos como em qualquer hospital, existem saídas que ligam às infraestruturas subterrâneas operacionais, junto às salas de controle do Hamas, infraestruturas de comunicação e equipamentos tecnológicos.”
“Abaixo da área do hospital, há uma rede de túneis terroristas que vão do hospital até ativos terroristas próximos.”
No complexo hospitalar Al-Shifa, o mais importante da Faixa de Gaza, foram descobertas armas no edifício de “ressonância magnética” pelos militares israelenses.
🎥EXCLUSIVE FOOTAGE: Hamas terrorists planting explosives at a distance of approx. 45 meters from the Indonesian Hospital in northern Gaza.
Side Note: This footage was filmed by Hamas themselves. pic.twitter.com/gwZ849oDSX
— Israel Defense Forces (@IDF) December 30, 2024