BrasilNotícias

61% dos brasileiros acredita que Lula conduz a economia do Brasil para o caminho errado, diz Datafolha

O instituto Datafolha revelou nesta quarta (1º) que 61% dos brasileiros consideram que a economia do país está indo para o caminho errado.

Apenas 32% avaliam a situação de forma positiva, enquanto 6% não souberam opinar. O levantamento, conduzido nos dias 12 e 13 de dezembro, reflete o aumento da insatisfação popular com a atual situação econômica.

O descontentamento se mostra generalizado, atingindo 70 dos 80 recortes analisados pelo Datafolha. Isso indica que a crise econômica afeta amplamente diversos grupos da sociedade. Simultaneamente, o governo federal anunciou um pacote de ajuste fiscal que recebeu críticas por ser considerado insuficiente, enquanto o Banco Central elevou a taxa Selic em 1 ponto percentual, para 12,25% ao ano, e o dólar atingiu valores históricos, piorando o cenário.

Além disso, a pesquisa indica que 45% dos brasileiros acreditam que a economia piorou nos últimos meses, uma alta significativa em relação ao ano passado, quando esse percentual era de 35%. Em contrapartida, a percepção de melhora caiu de 33% para 22% no último ano, evidenciando o crescimento do pessimismo entre os entrevistados.

A preocupação com o desemprego também segue alta. Apesar de uma leve melhora desde março de 2024, quando 46% dos brasileiros acreditavam que o desemprego aumentaria, o índice ainda é elevado, com 41% dos entrevistados compartilhando esse temor. Comparado a dezembro de 2023, quando esse índice era de 39%, não houve grandes mudanças. A pesquisa foi realizada com 2.002 pessoas em 113 municípios e possui margem de erro de 2 pontos percentuais.

Com iformações do AMPOST

Importante: Estamos lutando contra as perseguições, mas continuamos desmonetizados. Pedimos a sua contribuição para continuar. Contra a perseguição, faça a sua doação! Doe através do PIX CNPJ 33281196000199. Receba notícias diariamente no nosso grupo no Whatsapp.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo