O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) utilizou sua conta na rede social X nesta quinta-feira (2) para criticar o Partido dos Trabalhadores (PT) e as políticas adotadas pelo atual governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Em uma postagem acompanhada de um vídeo, Bolsonaro estabeleceu paralelos entre as ações do PT e a crise econômica e social enfrentada pela Venezuela.
“Faça simples comparações”, diz Bolsonaro
Na legenda que acompanha o vídeo, Bolsonaro escreveu:
“Faça simples comparações e tire suas conclusões.”
A gravação conta com um comentarista de direita que aponta o PT como corresponsável pelo colapso da Venezuela. Segundo ele, o país enfrentou um êxodo em massa após anos de políticas desastrosas.
“Os caras [PT] ajudaram a fazer na Venezuela. A Venezuela sofreu um êxodo em levas. Foi saindo primeiro quem tinha dinheiro e estava antenado. Depois, foi saindo gente classe média alta, depois foi a classe média e depois ficaram os pobres e quem tava ligado ao sistema ou quem não conseguiu ou não quis sair”, argumenta o comentarista no vídeo.
Críticas ao Papel do BNDES
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também foi alvo das críticas no vídeo compartilhado. Segundo o narrador, o BNDES teria financiado os regimes de Hugo Chávez e Nicolás Maduro, utilizando recursos públicos brasileiros.
“E na prática o país virou um inferno. Foram 20 anos de destruição que Chávez e Maduro propiciaram com apoio do PT. Foi com o apoio do PT, apoio de campanha, apoio de dinheiro público brasileiro. O BNDES foi marqueteiro e foi com o nosso dinheiro”, conclui o comentarista.