Primeiro-ministro do Canadá renuncia ao cargo
Justin Trudeau disse que espera o partido escolher o próximo líder para oficializar a renúncia
Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, declarou em uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 6, que irá renunciar ao seu cargo.
O premiê afirmou que a renúncia vai ser confirmada depois que o Partido Liberal selecionar o próximo líder “durante um processo competitivo e forte”. “Este país merece uma escolha real na próxima eleição”, disse. “Embora tenha uma batalha interna, talvez eu não seja a melhor opção. Desde 2015 tenho o privilégio de servir nosso país. Lutamos pelo fortalecimento da classe média, pelo livre-comércio e pela Ucrânia.”
Justin Trudeau se destacou pela defesa ao meio ambiente
Justin Trudeau tomou posse como primeiro-ministro do Canadá em 4 de novembro de 2015. Ao longo de seu mandato, ele se distinguiu por sua defesa ao meio ambiente e por suas críticas às mudanças climáticas.
🚨URGENTE — JUSTIN TRUDEAU RENUNCIA COMO PRIMEIRO MINISTRO DO CANADÁ.🇨🇦👇 pic.twitter.com/9j5bsj3hds
— André Aranda (@Andre17121979) January 6, 2025
No ano de 2019, o primeiro-ministro do Canadá enfrentou acusações de racismo quando uma foto antiga dele, onde estava com o rosto e os braços pintados de preto, veio à tona. Essa prática, chamada de “black face”, teve origem no século 19 em Nova York. Nesse período, os negros eram motivo de ridicularização para o entretenimento dos brancos.
Contudo, a crise no governo Trudeau teve início em dezembro, após o pedido de renúncia da vice-primeira-ministra e ministra das Finanças, Chrystia Freeland. A partir desse momento, legisladores instigavam o político a também abandonar sua posição.
A saída de Chrystia provocou um dos episódios mais agitados desde que o político tomou posse.As informações são da Revista Oeste