O evento convocado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para relembrar as manifestações de 8 de janeiro de 2023 teve baixa adesão popular. Desde as 9h desta quarta-feira (8), a Praça dos Três Poderes registrou a presença de apenas alguns apoiadores, mesmo com o ato simbólico organizado para marcar a data.
Cerimônia e Reinauguração de Obras
Lula iniciou o dia com uma cerimônia de reintegração de obras de arte que haviam sido danificadas durante os atos de vandalismo de 2023. Entre as peças restauradas, o destaque foi para “As Mulatas”, de Di Cavalcanti, descerrada no terceiro andar do Palácio do Planalto, próximo ao gabinete presidencial.
Discursos com Ausências Notáveis
Na sequência, o presidente fez um discurso acompanhado de autoridades. No entanto, os presidentes do Supremo Tribunal Federal (Luís Roberto Barroso), do Senado (Rodrigo Pacheco) e da Câmara dos Deputados (Arthur Lira) não participaram do evento, destacando ausências importantes no ato simbólico.
“Abraço da Democracia”
Após os discursos, o evento seguiu para o “Abraço da Democracia”, planejado para ocorrer na Praça dos Três Poderes. O presidente desceria a rampa do Palácio do Planalto para se juntar ao público no ato simbólico. No entanto, o evento contou com número reduzido de participantes.