NotíciasPolítica

Bolsonaro: “Se eu continuar inelegível, não acredito mais na democracia”

Declarações em live reforçam posição contra inelegibilidade

Nesta sexta-feira (16), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou, durante uma live para a revista Veja, que não acreditará mais na democracia caso sua inelegibilidade seja mantida. “Se eu continuar inelegível, não acredito mais na democracia. Acabou a democracia”, afirmou o ex-mandatário.

Bolsonaro foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em junho de 2023, com base na acusação de abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação. A decisão foi motivada por uma reunião realizada em julho de 2022 com embaixadores, durante a qual o ex-presidente fez ataques sem provas ao sistema eleitoral brasileiro.

Além disso, ele foi novamente condenado à inelegibilidade por abuso de poder político e econômico durante as celebrações do Bicentenário da Independência, em 7 de setembro de 2022, quando eventos oficiais foram usados em meio à campanha eleitoral.

Bolsonaro Insiste em Sua Candidatura para 2026

Na mesma transmissão ao vivo, Bolsonaro afastou a possibilidade de apoiar um aliado político para concorrer à Presidência da República em 2026. Ele reafirmou sua intenção de ser candidato, caso consiga reverter sua inelegibilidade.

“Eu sou candidato. Não consigo enxergar outro candidato, em função da minha inelegibilidade. Por isso, é uma renúncia à democracia. […] Agora, eu não consigo me entender como inelegível por esses dois episódios”, declarou o ex-presidente.

Bolsonaro também refutou a hipótese de lançar um de seus filhos como candidato à Presidência. Em entrevista concedida ao jornal The New York Times na quinta-feira (15), ele disse que ser presidente exige “uma certa experiência” e descartou a possibilidade de indicar alguém da sua família para o cargo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo